Bom dia pessoal! Como vocês estão?

Hoje queria contar para vocês uma vitória da Melissa. 

Como vocês devem saber, na última semana de janeiro/2021 fomos para Minas Gerais fazer um intensivão com a Cinthia e a Letícia (criadoras do Multigestos). Bem, foi uma semana muito intensa e a Letícia, psicopedagoga, deu o resultado dessa semana, dizendo que a Melissa estava na fase Pré Silábica da alfabetização.

Vou colocar aqui para vocês uma mensagem que mandei para a minha família no dia 31 de março, depois de uma aula e também explicar rapidamente sobre as fases da Alfabetização.

Gente... preciso compartilhar uma coisa que aconteceu hoje na aula da Melissa... eu tenho ficado muito em cima e colocado vários materiais de apoio para fazer as aulas com ela como pistas do Multigestos, letras móveis, quadro branco para auxilio na escrita etc... E hoje foi aula de Ciencias/Historia, falamos do Índio, ela teve que montar o índio e escrever Indio com as letras móveis que a Professora tinha feito... Ela fez super linda, escreveu Indio com nossa ajuda usando os gestos.
Depois disso ela mesma pediu para escrever Indio no quadro Branco... eu ia dar as pistas para ela escrever e ela ja foi escrevendo sem eu falar nada... falou Idio e escreveu IDO

Isso é uma glória... sabem porque? Existem as hipóteses de escrita nas seguintes fases:

1 - garatujas (criança acha que escreve mas é só rabisco)
2 - pré silábico (a criança escreve letras, porém sem sentido nenhum - como ela fez com a Leticia em Minas, a Leticia testou isso e ela estava nessa fase pedia para escreve Bola e ela escrevia MLE que são letras que ela sabia por conta do nome dela, ou seja, não tem relação de som com a palavra em questão)
3 - silábica sem valor sonoro (criança vai escrever algumas letras que correspondem e outras que não)
4 - silábica com valor sonoro onde a criança escreve já letras que realmente fazem sentido e foi o que ela fez IDO (INDIO - são letras que contém na palavra)
5 - Silábico alfabetico onde a criança vai escrever praticamente tudo, faltando uma ou outra letrinha e por último
6 - Alfabetico que já seria o correto.

GENTE realmente estou muito feliz... a Melissa super evoluiu em 2 meses.... estou feliz pq sei que eu estou fazendo parte dessa conquista dela... me segurei na aula para não expressar essa alegria... mas a Professora ficou DEMAIS de feliz com a evolução

E aí pessoal, não é demais essa sensação? Saber que estamos no caminho certo é gratificante!!!

Queria agradecer as profissionais que estão fazendo parte deste processo, junto comigo: @Paula Candota, @fonoleticia e @aninhareis_silva

OBRIGADA!!!

Bem pessoal, espero que seja uma inspiração e novamente digo que estou à disposição para ajudar quando vocês precisarem.

Um grande abraço e até semana que vem!!!