Bom dia seguidores de nosso Blog Amor Down!

Hoje quero contar a vocês algo que aconteceu com a Mel durante uma semana de Julho de 2017.

Sempre digo aqui que a ansiedade dos pais e familiares é um dos complicadores, pois criamos expectativas e depositamos demais esses sentimentos em nossos pequenos o que pode atrapalhar, e muito, no desenvolvimento. Não digo que possa prejudicar, mas atrapalhar no sentido de esperarmos e exigirmos demais deles e acabar tentando acelerar um processo que para eles está sendo mais devagar e com isso gerar frustrações em nossas crianças.

Eu tento muito não exigir demais, criar expectativas, mas gente...todos nós somos humanos e não robôs... Isso é inevitável em certos momentos.

Como sabem, a Mel, na questão motora, atingiu todos os marcos nas épocas certas e claro isso é mérito dela. Nós incentivamos e estimulamos sempre que possível, mas nada teria sido alcançado se ela não quisesse.

Mas uma das coisas que realmente ela está “atrasada” é quanto à Comunicação Verbal. Isso é um assunto delicado, não só para mim, mas para muitas famílias.

Tento sempre aplicar todos os exercícios e atividades que as terapeutas passam e usá-las, também, nos momentos de diversão a fim de ajudá-la.

A Melissa tem um cognitivo ótimo, ela entende tudo, sabe o que estamos falando, mas ainda não consegue expressar seus sentimentos em palavras... Ela é super tagarela, mas do jeitinho dela, e hoje estamos tentando trabalhar para "forçar” com que produza o som correto e não simplesmente como sua linguagem.

Ela se faz entender, se vira e sabe o que quer... quando ela não consegue de alguém, ela mesma vai buscar ou fazer rsrs.

A Melzinha ADORA ler e escrever... Pega suas bonecas para contas histórias e adora desenhar e escrever. Brincamos muito com ela para aproveitar este gosto... Fingimos que estamos em um restaurante e pedimos que ela anote nosso pedido rsrs Ela é muito engraçada!!!

Neste vídeo dela lendo historinhas ela tinha apenas 2 anos e 7 meses, mas já fazia isso antes... Percebam que ela posicionou todos os bonecos como uma roda, assim como é feito na escola, ou seja, vejo que ela sempre replica tudo o que aprende, e isso mostra o quanto temos que ter cuidado, pois nossas crianças são observadoras e guardam todas as informações...

Bem, na segunda semana de Julho de 2017, percebi que ela já estava identificando algumas palavras e resolvi fazer um teste... Minha mãe filmou um momento dela onde achou um papel que estava escrito algumas palavras e ela mesmo falou... Segue o vídeo para vocês verem...

 

No dia 12 de Julho, enquanto ela estava na escolinha, peguei um dos caderninhos dela e escrevi em uma página MAMÃE e PAPAI. No dia seguinte, enquanto brincávamos, pedi que minha mãe, vovó Suzana, filmasse para que pudéssemos ter o resultado e foi SURPREENDENTE... Eu fiquei muito feliz e percebi que ela já conseguia identificar as palavras...

 

Algumas mamães me perguntaram o que tinha feito para que elas pudessem fazer também e a minha resposta foi a seguinte...

 

Aproveitar os momentos de brincadeiras e inserir atividades que serão úteis no dia a dia da criança. A Mel adora ler e escrever, então, aproveitava estes momentos para escrever palavras que são usadas diariamente e que ela já conseguia falar como MAMÃE, PAPAI, VOVÓ e seu nome MELISSA.

 

Não se esqueçam que sempre que escrevemos precisamos usar letras de forma e maiúsculas, pois é a maneira que nossas crianças são alfabetizadas.

 

E foi assim que iniciamos... Além de usar cadernos e livros, vocês também podem utilizar papéis cartolina com os escritos maiores e fazer brincadeiras, com animais e coisas que suas crianças gostam, assim vocês conseguem ampliar o “repertório” de palavras.

 

Agora que vi resultado com a Mel vou intensificar essas atividades e ampliar a gama de palavras para que ela já se familiarize e possa desenvolver sua comunicação verbal, que é o ponto chave a ser trabalhado durante este ano.

 

Espero ter ajudado com uma dica de brincadeira e atividade e assim ajudar outras crianças de forma mais divertida a se desenvolverem...

 

Até a próxima pessoal!!!