Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Hoje queria compartilhar com vocês um curso que fiz de um método chamado MULTIGESTOS, que é usado para auxiliar crianças com Apraxia a se desenvolverem tanto na fala quanto na parte pedagógica.

Este treinamento foi realizado no final do ano, bem próximo às festas. Foi um final de semana muito intenso, de muitas informações, trocas de experiências e de conhecer pessoas maravilhosas.

Quero agradecer aqui minha amiga Joyce, pois foi através dela, de sua persistência e dedicação, que tornou possível a realização desse treinamento. As profissionais que desenvolveram este método são de Belo Horizonte (Fonoaudióloga Cinthia Coimbra de Azevedo e Fonoaudióloga e Pedagoga Letícia Maria de Paula Silva), por isso a luta em conseguir agenda era bem complicada.

Pessoal rs não reparem na minha cara de sono kkk é que realmente este final de semana foi puxado, era muita informação e também estava vindo de uma sequência de fatos pessoais rsrs Então meu sono estava bem atrasado rsrs

Multigestos

Multigestos

O treinamento foi realizado no Hotel Nacional Inn, onde pudemos contar com mais de 40 pessoas, contando com pais, mães e muitos profissionais de diversas áreas.

Como expliquei anteriormente, a memória de curto prazo das crianças com Síndrome de Down é afetada e por isso as repetições são muito necessárias para que consigam aprender e guardar essas informações.

Para quem tem Apraxia (seja apraxia de fala, global ou outra) o processo é ainda mais difícil, pois o cérebro não consegue transmitir as informações corretas para a boca, dificultando essa formação verbal.

Então esse método usa muitas cores e dicas para que a criança consiga guardar as informações.

São cartas usadas com a boca com batom vermelho, e gestos que possam relacionar o som da letra com os movimentos da boca.

Estou tentando colocar aqui de uma forma bem mais simples, pois em um final de semana de curso, seria impossível eu conseguir transmitir em apenas um post no blog.

Para ajudar vocês, existem os vídeos do Multigestos, que o ideal é que as crianças assistam o vídeo das vogais (Parte 1). Quando se tratam das consoantes, estes vídeos são voltados para pais, mães e profissionais, pois é importante essas pessoas saberem utilizar com a criança, são detalhes de como ensinar, por isso não é interessante para a criança assistir (Vídeo Parte 2).

Desde o treinamento, coloquei diversas vezes para a Mel assistir o vídeo das vogais, a Fono da Melissa (Patricia Mazzante) estava no treinamento, então iniciamos 2019 com mudanças em sua terapia, adicionando o Mulltigestos e já vejo uma grande evolução.

Eu aplico o Multigestos em diversos momentos de diversão... Quando estamos brincando aproveito para poder ajudá-la a falar o que ela quer... Existem vários materiais disponíveis que ajudam nesse trabalho também, no site do Multigestos vocês também podem ver e conversar com os profissioais que trabalham com seus filhos (https://multigestos.wordpress.com/).

Colocarei aqui alguns vídeos da Melissa em terapia com a Patrícia e também em casa.

É um trabalho de formiguinha, mas me orgulho muito pois vejo que em menos de 2 meses ela já está DANDO SHOW!!!

 

Tenho muito orgulho da Melissa, ela é muito inteligente e muito esforçada, porque ela se desenvolve muito rápido graças a ela mesma, à sua dedicação nas terapias e tudo mais.

TE AMO MINHA PRINCESA LINDA!!!

Espero poder ajudar muitas outras pessoas, pois aqui no blog meu intuito é este mesmo, poder disseminar o máximo de informação, através de tudo que aprendo, seja com outras mamães e famílias, profissionais e cursos que faço.

Obrigada a todos em nos seguirem e nos vemos semana que vem!!!