Olá pessoal! Hoje vou tentar explicar para vocês, de forma bem resumida, como foi o processo de aquisição de nosso carro, com as isenções previstas nas leis.

Muitas pessoas não sabem, mas temos o direito de ter um carro com os descontos de impostos (IPI e ICMS) pois nossos filhos têm Síndrome de Down (vejam o artigo do nosso site aqui).

Em Campinas, fizemos o processo no Detran, mas infelizmente as pessoas que estavam trabalhando ali não queriam saber de nada e também não estavam dispostas a passar qualquer tipo de informação, o que me fez perder 1 ano, pois havia desistido de fazer em razão da burocracia e da falta de educação do povo ali do Detran (principalmente do médico).

Nossos filhos precisam de muitas estimulações e cuidados médicos e vocês sabem que não é fácil manter tudo isso, seja no particular ou no estadual, pois tudo é burocracia, horas de espera, horas de ônibus para chegar nas terapias, etc.

Até que um dia decidi, porque não fazer??? Poxa, já dispomos tanto de nosso dinheiro com impostos para que o governo não nos retorne em tratamentos... Então vou correr atrás novamente para poder ter o carro com desconto...

Foi aí que então descobri que os processos por Sumaré estavam sendo mais tranquilos, médicos e atendentes bem mais educados e super dispostos a nos auxiliar em quaisquer dúvidas.

Então, marcamos a perícia da Melissa no setor de Transporte de Sumaré, fomos até o local, ela passou pela avaliação da médica e logo depois de 10 dias estávamos com o laudo na mão.

Depois disso, encontrei uma despachante MUITO ATENCIOSA, bem melhor que um grupo especializado que faz a maioria dos trâmites aqui de Campinas, e ela me passou todas as documentações necessárias para iniciarmos o processo.

Ela sempre estava disponível através do Whatsapp, celular ou mesmo pessoalmente no escritório, mas era mais difícil pois ela sempre estava na rua fazendo os processos no Ministério e outros Órgãos.

Entregamos a ela toda a documentação para iniciarmos o processo de isenção do IPI. Este procediento demorou cerca de 2 meses.

Quando tivemos a aprovação da isenção do IPI, entramos com a isenção do ICMS, e então precisávamos já selecionar quem seriam os condutores do veículo e entregar as documentações, assim como também já selecionar o carro e a agência emitir um documento para a isenção do ICMS, contendo valor do veículo, dados dos descontos e tudo o que fosse relativo às cobranças da agência.

Bem, depois que entregamos essa documentação, o processo levou mais 2 meses para ser aprovado. Havíamos escolhido um Toyota, porém, quando fomos fechar, acreditem se quiser, o vendedor havia se esquecido de nosso processo e o modelo do carro tinha saído de fabricação...

Fiquei totalmente descontente, irritada e me sentindo um lixo, porque ele não teve qualquer consideração e aí eu pensei, pronto... perdi todo o processo e terei que recomeçar.

Mas, como disse a vocês, a Fabíola, despachante da Dronne, me explicou tudo direitinho e não precisei reiniciar o processo, ela fez o procedimento com os documentos que tínhamos, eu precisava apenas escolher o carro e fechar a compra. Detalhe pessoal, todas as vezes que mencionei “entregamos a documentação”, eu não sai de casa, todas as vezes a Fabíola ia em casa, pegava toda documentação, assinatura, etc. Ela realmente foi excepcional!

Então fomos até a Honda e escolhemos nosso carro, depois de 45 dias recebemos a ligação da vendedora que nosso carro tinha chegado!!!

Felicidade a mil!!! Mais uma conquista de minha pequena... afinal o carro é dela!

A carinha de felicidade dela paga TUDO!!!

 

Portanto, pessoal, não deixem de buscar seus direitos! Às vezes demora um pouco, mas vale a pena!