Bom dia pessoal, como vocês estão?

Conforme combinado, hoje compartilharei com vocês como foi nossa semana junto com a Letícia Silva, criadora do @multigestos.

O objetivo do trabalho da Letícia seria conhecer a Melissa e saber quais pontos estavam mais falhos para que aqui em Campinas pudéssemos trabalhar em parceria com a Psicopedagoga da Melissa, Paula Candota.

Quais foram os trabalhos feitos pela Letícia? Primeiramente, verificar como estava a consciência fonológica da Melissa, ver o quanto ela estava ciente dos sons das letras. A parte das vogais a Melissa está muito bem, porém agora vamos intensificar o trabalho com as consoantes.

Vocês sabem que uma característica forte das pessoas com Síndrome de Down é a memória visual. Então, um dos trabalhos que Letícia fez, foi verificar essa habilidade e poder trabalhar com algumas palavras através da memória visual, pela rota lexical (é a rota em que você reconhece a palavra por memória). Ela escreveu algumas palavras em papel e depois apresentava com os sons para que a Melissa identificasse qual era a palavra que ela estava falando.

Outro teste foi saber qual estava sendo a capacidade da Melissa na segmentação de sílabas. Vimos que ela estava com dificuldades em entender o objetivo da atividade quando a Letícia apresentou bolinhas para a quantidade de sílabas e ela tinha que riscar as bolinhas. Ela fez uma mudança de estratégia, usou as pistas visuais e ela deu conta. Então, o que pudemos notar foi que a Melissa ainda precisa muito desse apoio mais concreto e aí depois que tiver melhor trabalhado, podemos diminuir a quantidade de pistas oferecidas.

Foi feito, também, um trabalho para identificar o conhecimento da Melissa nas vogais e esse passo ela está muito bem! Aqui em Campinas eu sei que a Paula Candota fez um trabalho excepcional, sempre me mandava informações e aí está o resultado.

Agora vamos trabalhar em paralelo as consoantes e dissílabos, que ainda estão no processo inicial.

A Letícia fez também uma análise de como estava o conhecimento dela aos números, e esse aqui também estava ainda no processo inicial. Vamos usar o apoio visual para que ela possa fazer um reconhecimento mais rápido, memorizar esses números e dar sequência, pois estamos ainda na fase de 1 a 10.

E outra dica que foi dada para a leitura é que a Melissa precisa saber juntar mais os sons das letras e ela nos mostrou uma forma que podemos trabalhar. Claro que existem outras formas, mas aqui vou mostrar uma delas para vocês.

Vamos aos vídeos para ver esses trabalhos?

Bem pessoal, obrigada por nos acompanharem e, novamente, digo aqui que sempre dividirei com vocês tudo o que for possível para que possam também trabalhar com suas crianças.

Um grande abraço a todos e até semana que vem!