Bom dia pessoal, como vocês estão? 

Eu tenho o imenso prazer em dedicar algumas horas da minha semana para escrever um texto a vocês, mesmo com a correria do dia a dia. Me realizo podendo compartilhar algo que acho importante e que possa ser útil para outras famílias.

Hoje queria mostrar a evolução da Melissa na escola. Esse ano realmente foi um ano de muito trabalho, tanto em terapias, processo de fala quanto também em alfabetização.

Como a Melissa tem apraxia de fala, o processo de alfabetização também fica um pouco mais trabalhoso, porém NUNCA impossível.

A Melissa evoluiu DEMAIS. Tenho imenso prazer em poder contar com a Psicopedagoga Paula, Terapeuta Ocupacional Andressa, Professoras Rosângela e Aline e também a auxiliar Mônica. Me perdoem se esqueci de mencionar alguma profissional da escola, pois sei que existem outras professoras e auxiliares que sempre estão neste trabalho conjunto.

Trabalhamos muito durante este ano, fizemos adaptações em materiais para tornar possível esse aprendizado e adaptamos muitos treinos usando também o Multigestos.

Temos que ter muita paciência, tentar controlar nossas ansiedades e nunca desistir.

O que eu falo para vocês é que não é fácil! Passo por alguns momentos em que me pego a chorar, quero sempre buscar ajudar e dar o melhor à minha filha. Penso que nem sempre estou fazendo tudo o que poderia, que ela entendesse que todos esses trabalhos são importantes para que ela possa ter sua independência, pois não estarei aqui para sempre... e aí me pego nessa ansiedade que muitas vezes pode atrapalhar, já que eles sentem e a Melissa entende tudo. Não quero que ela se sinta pressionada ou se cobre demais por conta disso.

Nossa luta é diária, nem tudo são flores, mas uma coisa que sei é que realmente NUNCA vou desistir. Vou sempre tentar o melhor para que ela conquiste essa liberdade e independência e minha outra alegria é poder dividir com vocês para também poder ajudar outros.

Bem, vamos lá... Aqui colocarei para vocês o material do início do ano... desenhos, escritas que ela fez até Março... Teve muito auxílio/apoio das profissionais, além de ter as palavras sombreadas para que ela pudesse escrever por cima para treinar os movimentos das letras.

Evoluções escolares

Na foto acima, ela teve o apoio de um desenho de uma menina, além de ter o sombreado de seu nome... observem bem como foi o traçado dela...

Evoluções escolares

Evoluções escolares

Bem, agora mostrarei a vocês a evolução... as próximas fotos são trabalhos que ela fez entre Agosto e Setembro... quero mostrar para vocês que ela já não está mais usando o sombreado, que ela realmente está tendo apoio apenas ditado (quando digo isso, é que a auxiliar está ao lado dela dizendo a letra ou alguma dica de palavra para ela entender qual seria a letra que ele deve usar).

Evoluções escolares

Percebam que aqui ela não teve apoio algum visual... antes ela tinha o desenho da menina, aqui não teve e conseguiu fazer um desenho livre, além de não possuir mais as letras sombreadas. Conseguiu escrever seu nome.

Evoluções escolares

Na foto acima, escreveu seu nome, as palavras não tinham sombreados e a profissional estava ditando à ela quais seriam as letras, ela escreveu as letras que entendia...

Evoluções escolares

Só para vocês entenderem que no início do ano tive uma conversa com elas, dizendo que eu não queria desenhos bonitos, cadernos perfeitos, mas sim ter os trabalhos feitos pela Melissa... eu queria ver a evolução dela no ano, sem ter o suporte excessivo das profissionais.

Muitas pessoas podem achar besteira, podem achar que isso é pouco, mas quem tem uma luta diária, de idas e vindas de terapias, conversas com escolas e profissionais, vai entender que essa evolução está MUITOOOOOO GRANDE!!!

Melissa, sempre digo à você, e digo a todos também, COMO TENHO ORGULHO DE SUA EVOLUÇÃO!!! Garanto à você minha filha, que todos os trabalhos realizados não são méritos apenas de suas professoras, auxiliares ou terapeutas, mas sim SEU. Se não fosse sua vontade em desenvolver, crescer e ter sua independência, nada seria possível.

Tenho apenas que te parabenizar por tudo isso!!!

TE AMO!!! E mais uma vez, obrigada por fazer parte de minha vida e me dar a oportunidade de crescer como pessoa.

Bem pessoal, por hoje é só. Nos vemos semana que vem. Abraço a todos!!!