Seguindo todas as informações que apresentei para vocês, tento sempre ter o cronograma de todas as ações necessárias a serem tomadas em cada faixa etária.

Antes de qualquer terapia, fizemos a consulta na Cardiologista para vermos como estava o coraçãozinho da Melissa. Imaginem uma pequenina deitada numa maca para realizar o ultrassom? Rsrs. Ela se comportou muito bem e a médica conseguiu fazer todos os exames e análises necessárias. Ela tinha dois probleminhas no coração: PCA (persistência de canal arterial) e CIV (comunicação interventricular), que são uns "buraquinhos" que existem no septo, mas a médica me tranquilizou dizendo que no caso dela poderíamos aguardar e que, possivelmente, quando completasse uns 6 meses, já estariam fechados naturalmente.

Mesmo tendo PCA e CIV, por serem considerados mínimos, a Cardiologista nos autorizou a iniciar as sessões de Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Depois, fizemos todos os acompanhamentos e realmente aos 6 meses de vida a Melissa recebeu sua alta da Cardiologista e estava apta a realizar qualquer atividade física (como uma natação, por exemplo).

Quero mostrar aqui que tudo que fazemos deve ser acompanhado de perto por profissionais, fizemos alguns vídeos para ajudar as famílias a continuarem alguns estímulos em casa (estes vídeos serão postados nas próximas semanas), pois afinal o tratamento e as estimulações são diárias e não somente durante 1h de sessão com os profissionais, sejam elas em Instituições ou Clínicas. A criança passará a maior parte do tempo com seus familiares e não com os terapeutas. Neste caso específico, quero agradecer muito minha mãe Suzana, que tem auxiliado a Melissa em todos os quesitos de estimulação, sendo uma SUPER avó e também uma estimuladora nata rsrs.

Bem, como eu disse em nossos artigos anteriores, a Melissa, minha linda abelhinha, iniciou suas sessões de Fisioterapia ao completar 1 mês de vida. Tivemos o acompanhamento junto à Fisioterapeuta Mariana de Mello Bruno, que possui vasta experiência com crianças especiais, funcionária do Hospital Infantil Boldrini especializada pela Unicamp em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil, que também presta atendimento à domicilio as crianças com necessidade de estimulação motora.

Em nosso primeiro encontro, tive já uma ligação muito grande com ela e me senti muito confortável e confiante com seu trabalho. Digo isso porque eu, para tudo o que faço, tenho que estar bem e me sentir segura, seja em um local de tratamento, seja em uma escola, seja em um trabalho ou qualquer outro tipo de situação.

A Mariana nos explicou detalhes de como seriam as sessões, como funcionariam os atendimentos e também o quanto seria importante a nossa participação para que as terapias tivessem e alcançassem os objetivos esperados.

Aqui está a Melissa em sua primeira sessão de Fisio:As primeiras terapiasAs primeiras terapiasAs primeiras terapiasAs primeiras terapias

Além da Fisioterapia, a Melissa também já iniciou suas sessões junto a Fonoaudióloga Thais Diniz, que nos acolheu da mesma maneira, me deixando muito tranquila quanto ao tratamento.

Seguem também algumas fotos das primeiras sessões de Fono da Melissa, em que ela trabalhava massagens faciais para estimulação da musculatura facial e outros exercícios de estímulos internos na boca:

As primeiras terapiasAs primeiras terapiasAs primeiras terapias

Com isso pessoal, quero dizer que tudo é possível, basta vocês como pais e família acreditarem. Eles reconhecem o amor, a dedicação e a confiança de longe. Portanto, transmitam isso para eles.