As primeiras conquistas
Emoções únicas ao longo da vida
- 30/09/2016 08:00
- 4478 visualizações
- comentários
![As primeiras conquistas [As primeiras conquistas]](http://amordown.com.br/tim.php?src=uploads/images/2016/09/as-primeiras-conquistas-1475089719.jpg&w=1200&h=630)
Neste post, quero compartilhar alguns anseios que muitas mamães, papais e familiares passam quando as crianças possuem algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual.
Como já disse em alguns posts anteriores, nossas crianças serão capazes de realizar tudo o que quiserem, entendam isso, o que elas quiserem rsrs. Não adianta querermos que eles joguem bola quando na verdade eles gostam de vôlei ou que eles nadem quando na verdade gostam de música.
Precisamos respeitar o tempo deles e também as suas vontades, mas aí vão alguns sentimentos que, eu como mãe, senti. CLARO, todos nós ficamos ansiosos para vê-los atingindo todas as fases e marcos motores que são esperados em cada idade.
Quando estamos falando de bebês, a sequência cronológica dos marcos e o que buscamos com as terapias, principalmente a fisioterapia são:
- De 0 a 6 meses: alinhamento da cabeça, rolar de supino (barriga para cima) para decúbito lateral e depois para prona (barriga para baixo), sentar com apoio;
- De 6 a diante: em posição prona, iniciam o rastejar e pivô, sentar sem apoio, passam de sentado para posição de gato, iniciam o engatinhar, começam a escalar, ficam de pé com apoio, marcha lateral, marcha com apoio, marcha independente.
Isso estou falando de um desenvolvimento motor padrão, apenas como uma base, mas lembrem-se que para eles será um pouco diferente, justamente por causa da hipotonia (“fraqueza” dos músculos).
Quero dividir com vocês minhas alegrias, mostrar que tudo é possível, trabalhamos duro junto de nossas crianças, acompanhando, fazendo os exercícios e atividades todos os dias em nossas casas para poder depois chorarmos de alegria.
Aqui está a Melissa, já segurando seu pescocinho com 2 meses.
Realizando sua postura sentada com apoio com 6 meses e depois sentada sem apoio com 7 meses.
Momentos em que a Melissa passou de sua postura deitada para sentada. Também com a parceria de minha mãe, uma super avó, que me deixava a par de tudo o que a Mel estava fazendo (Infelizmente ficarei devendo o vídeo rsrs, são mais de 10 mil fotos e vídeos rsrs).
Esse foi um dos momentos em que mais chorei de emoção, quando minha mãe me mandou esse vídeo dela engatinhando pela primeira vez, com 10 meses. Estava trabalhando e comecei a chorar, estava muito feliz e não me segurei e compartilhei este momento com todos os meus colegas de trabalho. Foi muita emoção!!!
E não pensem que ela engatinhou da maneira padrão, que seria 4 apoios, ela engatinhou de forma diferente, sendo um joelho e um pé. Tentamos diversas vezes ajudar para que ela pudesse fazer os 4 apoios, mas não teve jeito, esse era o jeitinho que ela se encontrou.
Agora um dos mais esperados é o andar, não é mamãe? Como nós sofremos com essas etapas, aguardar que eles consigam atingir essas fases e de maneira tranquila. Nós sempre conversamos com outras mamães para entender o que estão fazendo e ver se podemos também fazer, tentando ajudar ainda mais nossos bebês. Mas aí foi quando aconteceu, a Melissa andou pela primeira vez quando tinha 1 ano e 4 meses, porém, deve ter caído na escola e ficou com um pouco de medo. Não desistimos, recomeçamos todas as estimulações novamente, para que ela ganhasse novamente confiança e pudesse entender que era capaz. E foi aí que ela desabrochou, andou e não parou mais com 1 ano e 7 meses. E depois que anda, esqueçam, vocês precisam ter energia para ficar atrás rsrs.
Fora outros momentos mais tensos como subir escadas rsrs.
E é assim, passando minhas experiências para vocês verem que tudo é capaz, sei que ficaremos ansiosas e esperando que tudo aconteça, mas precisamos entender que eles serão os responsáveis por decidirem o que querem.
Digo isso sempre que posso, criamos nossos filhos para o mundo e não para gente. Dessa forma, eles estarão mais preparados para enfrentar o mundo e serem mais independentes.
Cadastro de E-mail
Gostaria de ficar sabendo das novidades e atualizações do Blog?
CADASTRAR